A Leonurus sibiricus (Erva-de-Macaé ou Rubim), que também é conhecida como "Marihuanilla" (Pequena Marijuana) é nativa da Asia Ocidental Central incluindo China, Mongolia e Russia. Ela se naturalizou em outras várias partes do mundo incluindo América.
Os brotos e folhas da planta às vezes são fumados para obter efeitos parecidos com o da Cannabis. Embora a planta não
contenha THC, ela contém Leonurina um composto similar.
Também conhecida como Erva Macaé (Leonurus sibiricus) é um arbusto que chega a alcançar 2 metros. Usado na medicina tradicional asiática há muitos séculos, devido aos seus efeitos relaxantes e calmantes. Diz-se que ajuda a tratar problemas de impotência, menstruação, e nódoas negras. Na América do Sul e no México foi-lhe dada a alcunha de "Marihuanilla" (pequena marijuana). Misturada com Tabaco Natural tem-se um leve efeito inebriante.
A Marihuanilla é usada, sobretudo devido aos seus efeitos relaxantes e ao seu sabor agradável e suave. Embora se diga que é levemente inebriante e se tenha confirmado que a planta contém alcalóides tais como a Leonurina, não se sabe exatamente o que causa esse efeito. O uso tradicional é muito variado: equilibra a tensão arterial, alivia problemas de menstruação e a formação de hematomas e problemas de pele.
INDICAÇÕES
Estomáquico, febrífugo, anti-reumático, eupéptico, contra vômitos e gastrenterite. As flores são usadas para bronquite e coqueluche.
USO
Ingerir 20 a 40 gotas da tintura 3 a 4 vezes por dia.